Ensino Articulado

Iniciação 1º Ciclo

Curso de Preparação para ensino artístico, destinado a crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade.

Este curso contempla atualmente as disciplinas de Ballet Clássico e Expressão Criativa e é lecionado em regime supletivo.


Ensino Básico 2º e 3º Ciclos

O Curso Oficial de Dança destina-se a alunos do 2º e 3º ciclos, que pretendam iniciar ou desenvolver os seus conhecimentos em dança.

Estes cursos são o percurso indicado para uma criança que:

– Possui vocação nesta área e procuram um ensino onde possa desenvolver as suas aptidões;

– Pretenda uma educação artística, que lhe trará mais escolhas para o futuro;

– Deseja uma formação de excelência , que lhe proporcione oportunidades de uma carreira profissional nesta área;

O CDN tem protocolos com escolas básicas e secundárias dos concelhos de São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, entre outras.

             Estrutura Curricular:                       

O plano de estudos do Curso Básico de Dança é definido pela legislação em vigar ao abrigo da portaria 223-1/A/2018

Certificações:

A Conclusão do 9º ano (curso básico de dança) confere o nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações ( Portaria n.º 789/2009, de 23 de Julho).


Ensino Secundário

O plano de estudos do Curso Secundário de Dança, ao abrigo da Portaria n.º 229-A/2018, de 14 de Agosto, estrutura-se nas seguintes componentes:

– Formação Geral e Científica, que pretende proporcionar uma formação acadêmica consistente no domínio do respetivo curso e pretende contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos (fornecida na escola
regular);

– Formação Artística, que pretende a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens, conhecimentos, aptidões e competências técnicas e artísticas necessárias a uma carreira artística enquanto intérprete de Dança Clássica
ou Contemporânea;

– Formação em Contexto de Trabalho (FCT), que visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir, realizando-se preferencialmente
em companhias de danças profissionais.